Como organizar melhor seus arquivos no computador


Um objeto cada vez mais presente em nossa vida é o nosso computador, quando a exemplo de outras áreas de nossa vida, vamos acumulando coisas e que vai se tornando um espaço meio caótico, onde “salvamos” todo tipo de arquivos, textos, imagens e vídeos e penamos depois para encontrar alguma coisa. 

Mas, é possível dar um “trato organizacional”, e tornar os nossos PCs, tanto em casa como no trabalho, em uma área mais amigável onde possamos acessar com mais facilidade e rapidez tudo o que colocamos nele.

No menu, “Iniciar”, vai encontrar as seções “Documentos”, “Imagens” e “Vídeos”, e ao clicar em cada um deles, vai abrir uma área específica, onde você vai encontrar na barra ao alto, à esquerda, o item: “Nova pasta”, que a um clique seu vai poder usar para organizar os seus arquivos. 

Basta nomeá-las com cada tipo de arquivo, por tema ou assunto, onde vai começar a guardá-los: textos, imagens e vídeos.

Para colocar o nome nas pastas, clique sobre ela com o botão direito do mouse e selecione “Renomear”, e na faixa azul que se segue, digite o nome que vai facilitar a localização dos arquivos guardados.

Crie quantas pastas quiser e precisar. Dentro destas pastas você pode criar subpastas, selecionando de forma mais precisa ainda o conteúdo de seus arquivos, quantas vezes se fizer necessário.

Feito isso, toda vez que for salvar um arquivo, seja um texto do Word ou outro qualquer da internet, selecione na hora a pasta específica e guarde corretamente. Não deixe para fazer isso depois, pois, vai perder o controle e a organização feita.

Entretanto, vai acontecer de estar realmente com pressa em algumas ocasiões, por isso, faça antes uma pasta com o nome, tipo “Geral”, uma para textos outra para as imagens e outra para os vídeos, onde pode salvar os novos arquivos nelas, e, depois os arquive em suas pastas específicas. 

Redistribuí-los, portanto, deve ser feito o mais rápido possível, para que não perca o controle, a organização e funcionalidade adquirida no uso de seus arquivos.

Neste link: Folder Colorizer, você vai encontrar um programa com o qual pode colorir as suas pastas, o que vai facilitar – além de dar um visual diferente – a organização, já que pode atribuir uma cor diferente conforme os tipos de arquivos.

É isso! Com certeza vai ficar bem mais pratico e fácil o uso de seus arquivos.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações. 

Nenhum comentário: