O Facebook estaria trabalhando em uma nova
estratégia para competir com outras redes sociais, principalmente o Twitter.
Segundo reportagem do Wall Street Journal, o
Facebook tem um projeto para permitir a incorporação de hashtags na rede
social.
As hashtags funcionam como tópicos que indexam
conteúdo e permitem ao usuário visualizar tudo o que está sendo dito sobre um
mesmo assunto. A palavra ou frase é precedida do símbolo “#”. Por exemplo:
#papafrancisco foi uma hashtag bastante usada nos comentários sobre o Conclave
que elegeu o novo papa ontem.
Mais que um recurso para organizar informações, a
hashtag funciona também como uma forma de expressão criativa dos usuários.
O recurso foi popularizado no Twitter há cinco anos
e também funciona no Instagram. Lembrando que a rede social de compartilhamento
de fotos foi comprada pelo Facebook no ano passado.
A reportagem do Wall Street Journal diz que, segundo fontes, não está claro há quanto
tempo o Facebook trabalha no projeto das hashtags, nem mesmo se o lançamento
está perto.
O objetivo do Facebook, segundo o jornal, seria
competir com o Twitter pela atenção dos usuários, principalmente os que usam
smartphones. E claro, conseguir mais verba de anunciantes. Além disso, poderia
significar uma mudança no perfil da rede em direção ao segmento que o Twitter
faz melhor: repercussão de notícias em tempo real.
Isso estaria relacionado aos últimos movimentos da
rede social de Mark Zuckerberg. Neste ano, foi lançada a busca social e,
recentemente, o novo feed de notícias que,
segundo o fundador do Faceboook, pretender “dar a todos o melhor jornal pessoal
do mundo”.
O Facebook gerou US$ 4,3 bilhões em receita
publicitária no ano passado, segundo a empresa de pesquisa eMarketer. Enquanto
isso, espera-se que o Twitter levante US$ 500 milhões com publicidade neste
ano. Apesar da diferença de valores, a Facebook estaria preocupado com o
engajamento que as hashtags geram para o Twitter. Segundo o microblog, no mês
passado, metade dos 52 comerciais de TV que foram ao ar durante o Super
Bowl incluíam uma hashtag de referência. (Do Estadão)
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