domingo

Stuxnet e Duqu, EUA ataca o Irã com supervírus

A guerra cibernética saiu de uma vez por todas dos filmes de ficção e, hoje, silenciosamente faz estragos em instalações de empresas e países, no caso o Irã e o seu projeto nuclear, uma tentativa dos EUA e Israel de impedirem concorrência de outra - hipotética - potencia nuclear no Oriente Médio, já que Israel o é de longas datas, com o apoio velado dos EUA e desafiando toda legislação internacional as quais tentam submeter o Irã.“...o Stuxnet e talvez agora o Duqu também tenha recebido o status de serem os primeiros exemplos de ‘malware políticos’ – softwares desenvolvidos para atacar a infraestrutura de apenas um país e seus aliados.”
 
O malware Duqu atingiu o Irã, afirmou um oficial do país a sites locais de notícias. 

A escala ainda não está clara, mas parece ser em uma escala muito menor do que a do Stuxnet em 2010, considerado com um ataque direcionado ao programa nuclear do Irã.

“Nós estamos na fase inicial da luta contra o vírus Duqu”, afirmou o general Gholamreza Jalali a uma agência de notícias iraniana. “O relatório final que diz quais organizações o vírus atingiu e quais seus impactos ainda não está completo.”

“Todas as organizações e centros que podiam ser suscetíveis a serem contaminados estão sendo controlados”, afirmou. “O Irã estava combatendo o Duqu usando um software próprio não especificado”, completou Jalali, sem culpar nenhuma agência estrangeira pelo ataque.

“A eliminação foi realizada e as organizações afetadas pelo vírus estão sob controle. A unidade de ciberdefesa funciona dia e noite para combater ciberataques.”  (do Coluna do Leitor) 

Continue lendo...

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário: