quarta-feira

LER . Evitando o desconforto e outros problemas de saúde



O número de internautas é crescente em todo o mundo e já deve andar na faixa de um bilhão. Com o aumento do número cresce também o tempo que cada um permanece em frente ao monitor e as doenças ocupacionais como a LER ( Lesão por Esforço Repetido), antes restritas aos profissionais que trabalham horas com um computador, agora já incomodam cada vez mais aos usuários comuns.

Existem regras básicas que se seguidas podem não só evitar um problema de saúde mais sério, mas tornar o tempo de trabalho ou navegação em algo mais que eficiente e sim confortável e prazeroso.

A altura do teclado, a distancia do monitor, a postura ao sentar, se observadas juntas, podem não só aliviar, mas resolver ou evitar problemas, dores e desconfortos.

Isso, aliado a conveniência de, periodicamente, dar uma parada e fazer alguns exercícios – sentado mesmo – de alongamento, como aquele que é comum entre atletas, notadamente no tênis, onde se segura na parte anterior do cotovelo e lentamente “force” o braço aberto em sentido contrário por cima do ombro; flexionar – muito lentamente – e manter por algum tempo, mais de um minuto, a cabeça em direção ao ombro, bem como rotacionar – tambem muito lentamente – o pescoço olhando para um lado de cada vez.                                                           

A insistência no muito lentamente é por que se forem feitos de forma abrupta, o movimento pode provocar distenção e dor, logo deve-se entrar e sair muito lentamente de cada um deles, depois de permanecer na posição por algum tempo. São exercícios de yoga que se praticados de maneira correta trarão os benefícios devidos para evitar a LER, além de trazerem relaxamento e redução da tensão e estresse.

Como o espaço aqui é restrito, não podemos nos estender mais. A imagem ao lado ilustra bem a postura adequada diante do computador, mas, como todo hábito não é fácil perder - o inadequado - e nem de adquirir aquele correto. Logo, deixar um ruim e adquirir um novo e bom só se consegue com atenção e perseverança.

É bom começar o quanto antes, pois, como diz o ditado: “é melhor prevenir que remediar”.

 Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

4 comentários:

Anônimo disse...

Poxa, já que não deu espaço poderia pelo menos colocar algum lugar/link pra gente ler mais. Muito interessante o assunto. Tenho uma LER fudidaça.

Paulo Athayde disse...

Olá!

A postura e os exercícios sugeridos tem o objetivo tanto de prevenir como aliviar ou resolver. O importante e adotá-la o quanto antes e fazer – no seu caso – os exercícios com mais frequência e com uma duração – na posição do exercicio – por mais tempo e, até mesmo de forma sistemática ao longo do dia. Por exemplo, antes de levantar-se da cama e antes de deitar.

Tem mais um exercício que não está no artigo, que é o movimento lento com a cabeça para frente, como se fosse encostar o queixo no peito e depois o seu antagônico ou contrário, para trás. Tudo isso, como disse, muito lentamente e permanecendo um bom tempo em cada posição.

Como o preocesso já está instalado, a recuperação pode não ser imediata, mas, com certeza, vai funcionar.

Melhoras

Milton Kennedy disse...

Muito oportuna esta postagem! Parabéns pela escolha do tema.

É interessante mencionar igualmente que existe um programa chamado Workrave que além de informar a hora de fazer intervalos para realização de alongamentos, sugere alguns tipos de exercícios e alongamentos, através de imagens animadas e textos explicativos.

Tenho epicondilite lateral direita (adquirida no período em que trampei na universidade) e utilizo frequentemente este software.

Uma outra dica para aliviar as dores é acupuntura.

Gde abç

Paulo Athayde disse...

Olá Milton!

Bom que tenha gostado. Tenho alguma prática, e tempo, de yoga, e sei que estes execícios funcionam, tambem, porque tenho uma média, relativamente, alta de horas diante do teclado, o que é mais um motivo para continuar. Com o tempo agente incorpora ao cotidiano, o que reduz o esforço da disciplina, não é verdade?

Não conheço o soft ao qual se refere, mas é bem oportuna sua sugestão, pois pode favorecer a outros usuários tambem.

Conheço pessoas que tiveram problemas sérios, adquiridos em trabalho bancário, e que se tratam com a acupuntura. Boa lembrança.

Um grande abraço